DROGAS NA FAMÍLIA

Introdução



_ A Sra. Potter está? Sou o sargento Quingley, da delegacia de Hillcrest, e quero dizer que suas duas filhas estão detidas conosco, acusadas de usar drogas.
_ Sinto muito, sargento. Deve haver um engano - disse a Sra. Potter, com voz entrecortada. - Minhas filhas estão dorminndo em seus quartos.
Mas elas realmente estavam em seus quartos?
O policial continuou seu relato sem vacilar. Falava com voz séria. As duas garotas, Suzan, de 16 anos, e Jane, de 14, tinham sido detidas junto com um grupo de jovens. No entanto, a Sra. Potter não podia acreditar no que estava ouvindo. Possivelmente, o policial tinha detido outras jovens com o mesmo sobrenome: Potter . Outros jovens usavam drogas. Mas ela e o esposo viviam na melhor parte da cidade. Eram pessoas bem-educadas. Iam à igreja regularmente. E ela passava a maior parte do tempo com a família.
Seu esposo, Robert, reagiu da mesma maneira. Em que eles haviam falhado? Tanto Suzan como Jane eram muito populares entre suas colegas de escola, tinham boa conduta e eram garotas muito bonitas. Não recebiam dinheiro extra para seus gastos e os pais supervisionavam cautelosamente suas atividades. Suzan estava drogada com heroína! E Jane vinha fumando maconha havia cinco meses!
Possivelmente, o leitor também considere difícil acreditar nessa história, achando que os usuários de dcrogas vêm de lares mal constituídos e sem educação ou recursos financeiros. Mas os tempos mudaram. Agora, com seus muitos tentáculos, o uso de drogas já chegou a todos os tipos de lares, vizinhanças, escolas e negócios. O fato desse pesadelo não ter afetado sua família não é garantia de que nunca chegará, especialmente se você nega aceitar que um problema dessa natureza possa existir em seu lar.
Que tipo de jovens têm caído na armadilha das drogas? Provavelmente você se equivoque ao tentar descrevê-los como delinquentes juvenis. Estudos recentes revelaram que 78% dos jovens que usam drogas são tranquilos, agradáveis, conservadores, de bons costumes, mas facilmente influenciados pelos outros. Geralmente, têm poucos amigos íntimos (se é que têm) e seus interesses são frequentemente mais femininos que masculinos. Muitos dos usuários de drogas são pessoas delicadas e de falas suaves.
Se 78% dos usuários de drogas são pessoas tranquilas, agradáveis, conservadoras e de bons modos, o que os leva ao vício? Este é exatamente o problema que desejamos analisar neste blog; Não se trata de cura para p problema, mas de como os pais, professores, e o próprio jovem podem evitar que a dependência das drogas entre em seus lares. Veja o que fazer na página Projeto Previne-se 
Leia a história a seguir, e veja como é triste, miserável e com poucas esperanças a vida de um usuário de drogas:

SALMO DO VICIADO EM HEROÍNA




Este salmo foi encontrado em uma cabine telefônica por um oficial de polícia de Long Beach, Estados Unidos. Foi escrito por uma jovem viciada de 20 anos de idade.
O rei heroína é meu pastor, sempre terei necessidade.
Ele me faz deitar nas sarjetas;
Guia-me ao lado de águas turvas;
Destrói a minha alma.
Conduz-me pelas veredas da maldade por amor do esforço.
Sim, andarei pelo vale da pobreza e temerei todo0 o mal, porque tu, heroína, estás comigo.
Tua agulha e cápsulas tentam consolar-me;
Esvazias a minha mesa de alimento, na presença dos meus filhos;
Roubas a minha capacidade de raciocinar.
Meu cálice de tristeza transborda.
Certamente o vício de heroína me acompanhará todos os dias da minha vida.
E habitarei na casa dos execráveis pára sempre.

No verso do cartão em que estava datilografado o salmo, havia a seguinte mensagem, escrita à mão:

Verdadeiramente este é o meu salmo. Sou uma jovem de 20 anos de idade, e durante um ano e meio venho perambulando pela rua do pesadelo dos viciados em entorpecentes. Quero abandonar a droga e tento, mas não posso. A cadeia não me cura. Nem a hospitalização me ajuda por muito tempo.
O médico disse a minha família que teria sido melhor, e na verdade era mais generoso se a pessoa que me deu a droga pela primeira vez tivesse pegado uma arma de fogo e estourado meus miolos, e prouvera a Deus que ela tivesse feito isso. Meu Deus, quanto desejo isso!


TESTE SOBRE PREVENÇÃO DE USO DE DROGAS

O exemplo dos pais é a influência principal que determina se um filho usará ou não drogas. Faça um círculo ao redor da resposta que considerar correta em seu caso. V significa "verdadeiro" e F, "falso".


  1. 1. V   F   Minha vida é livre de hábitos comumente vistos como solução para os problemas da vida como:

     a. Álcool;
     b. Cigarros;
     c. Comprimidos para dormir;
     d. Estimulantes;
     e. Analgésicos.

  1. 2. V  F   Meu filho encontra aceitação, amor, segurança e incentivo em nosso lar;
  2. 3. V  F   Não permito que a sociedade se torne a razão de minhas atitudes e ações, e incentivo meu filho    a agir da mesma maneira.
  3. 4. V  F   Interesso-me pelas atividades de meu filho e o instruo para que tenha atividades construtivas       depois da escola.
  4. 5. V  F   Nosso lar não é afetado pelo divórcio e conta com uma autoridade forte (de preferência,          masculina).
  5. 6. V  F   Meu filho não está sendo influenciado pela música que exalta o mundo das drogas.


Respostas para a pontuação: Se você marcou VERDADEIRO para todas ou a maioria das afirmações, PARABÉNS! A probabilidade de ter que lidar com o uso de drogas em sua família é muito pequena.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião.